Mil páginas dos psicólogos modernos que já li não conseguem aproximar-se da verdade com a profundidade de apenas uma das frases das Confissões de S. Agostinho.
Em busca de sabedoria em tempos de relativismo professo. Talvez um pouco de classicismo seja necessário, um retorno aos paradigmas perdidos... Procuro dessa forma momentos de lucidez para além de razões e desrazões extremadas. Neste blog coloco à vossa disposição textos de minha autoria nos quais como católico apostólico romano busco alcançar sabedoria verdadeira. Com a graça de Deus poderei combater o bom combate contra a mentira que reina quase absoluta hodiernamente. ¡VIVA CRISTO REY!
Pesquisar este blog
terça-feira, 27 de maio de 2025
segunda-feira, 26 de maio de 2025
Pensamento avulso CXXIV
sábado, 3 de maio de 2025
Pensamento avulso CXXIII
Quem acredita seriamente em "quatro linhas" na república moderna nunca leu uma linha de Maquiavel ou o discurso de Robespierre em 05 de fevereiro de 1794¹. Ou o que é pior não sabe como esses dois foram tratados após sua utilidade no jogo do poder. Acordem! Não existem quatro linhas!
Na verdade, podem existir milhares ou nenhuma linha e quase sempre quem está jogando desconhece o número. No fim quem domina o mundo, domina o jogo e quase todos os jogadores. A Primeira Epístola de S. João no capítulo 5 deixa isso bem claro. Que saibamos entender ao menos o suficiente para não sofrermos o castigo de sermos enganados.
¹ O problema maior não é a leitura propriamente, mas a incompreensão de elementos básicos daquilo que fundamenta a política moderna.