Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de maio de 2025

Pensamento avulso CXXV

Mil páginas dos psicólogos modernos que já li não conseguem aproximar-se da verdade com a profundidade de apenas uma das frases das Confissões de S. Agostinho.

segunda-feira, 26 de maio de 2025

Pensamento avulso CXXIV


A revisão por pares, um dos sustentáculos, da "ciência" moderna tem se mostrado na verdade uma "concessão dos pares". E tem gente descobrindo só agora que ciência é feita por seres humanos, que muitas vezes mascaram seus desejos incofessos sob a casca da neutralidade científica. E para tal procedimento contam com a anuência dos seus.
Aprendam! Só existe verdadeira ciência onde impera o amor pela Verdade.
Ocorre que tais cientistas expulsaram a verdade de seus laboratórios quando recusaram a lei natural e suas implicações éticas e epistêmicas.

sábado, 3 de maio de 2025

Pensamento avulso CXXIII

Quem acredita seriamente em "quatro linhas" na república moderna nunca leu uma linha de Maquiavel ou o discurso de Robespierre em 05 de fevereiro de 1794¹. Ou o que é pior não sabe como esses dois foram tratados após sua utilidade no jogo do poder. Acordem! Não existem quatro linhas!

Na verdade, podem existir milhares ou nenhuma linha e quase sempre quem está jogando desconhece o número. No fim quem domina o mundo, domina o jogo e quase todos os jogadores. A Primeira Epístola de S. João no capítulo 5 deixa isso bem claro. Que saibamos entender ao menos o suficiente para não sofrermos o castigo de sermos enganados.

¹ O problema maior não é a leitura propriamente, mas a incompreensão de elementos básicos daquilo que fundamenta a política moderna.