Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Começando

Saúde e Paz!

Nesta primeira postagem gostaria de deixá-los a par de alguns dos meus anseios e objetivos em relação a este blog. Primeiramente ele surge como uma forma de contraponto à cultura contemporânea que deslumbrada com seu poderio tecnológico e dominada por uma excessiva arrogância, não poucas vezes se esquece do passado e paradoxalmente esquece a si mesma enquanto inserida na história da humanidade e devedora de outras épocas. Partindo dessa constatação e como resposta ao que o papa Bento XVI chama de “ditadura do relativismo” viso buscar nos textos clássicos de Filosofia, Teologia, Literatura entre outros, elementos para compreender um pouco desse fenômeno e tentar superá-lo em algumas de suas vertentes mais daninhas vão desde o emotivismo¹ ao reducionismo tecnocientífico.

A tendência aos extremos mais absurdos e o baixo nível dos debates que não se restringe ao grande público, mas alcança a academia também é objeto da minha reflexão. O que me espanta nisso tudo é desfaçatez com a qual grande parte dos formadores de opinião deste país espalham mentiras como se fossem verdades absolutas e contribuem enormemente para a imbecialização do povo.

De antemão afirmo que não compactuo com o politicamente correto, pois com Aristóteles acredito que a amizade não se sobrepõe à verdade muito menos as convenções e interesses de determinado grupo por mais que os convencionalistas digam o contrário. Espero que esse trabalho seja do agrado de Deus e sirva para a elevação cultural e espiritual das pessoas que acessarem este blog.

1- Emotivismo aqui se refere à tendência associada a movimentos pentecostais que desprezam a razão caindo num sentimentalismo ingênuo.

Ad Maiorem Dei Gloriam

Lino Batista, 09/05/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário