Pesquisar este blog

sábado, 17 de julho de 2021

Pensamento avulso LXIV

Algumas leituras são libertadoras. Cito, por exemplo, o livro "Imposturas Intelectuais" de Alan Sokal e Jean Bricmont. Eu lia alguns textos de aclamados filósofos pós-modernos e pensava o seguinte: "eu sou muito burro, não estou entendendo nada". No entanto, esse livro me tirou um peso, pois ainda que haja muita coisa em que minha ignorância dá o ar de sua graça, não foi esse o caso. De fato, grande parte desses escritos são confusos e ilógicos neles mesmos, além de fazerem mau uso de analogias com as ciências naturais e a matemática. Ver esses textos expostos em suas incoerências e exageros hermenêuticos gera um efeito catártico numa inteligência contaminada por tais filosofias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário