Pesquisar este blog

domingo, 24 de outubro de 2021

Santo Agostinho: um breve comentário

(Vídeo aqui)

A história da Igreja nos regala com um grande número de conversões grandiosas como a do escritor inglês G. K. Chesterton, para citar um nome relativamente próximo de nós historicamente. Tais conversões são preciosas em vários sentidos e nos mostram a efetivação da parábola do Bom Pastor. Quando se fala de grandes conversões um nome que vem à mente de muitas pessoas é o de Santo Agostinho de Hipona, conversão esta fruto das incansáveis orações de sua mãe S. Mônica.

Agostinho fora um jovem errante e sua conversão se deu aproximadamente aos 33 anos após grande inquietação que o levou do neoplatonismo ao maniqueísmo. Sua história de conversão é extremamente interessante, mas não será o objeto deste texto. Aos interessados aguardem novos textos e acompanhem o segundo módulo do curso de Introdução à Filosofia Cristã que será divulgado nos meios eletrônicos.

O objetivo aqui é compreender alguns elementos da filosofia e teologia do bispo de Hipona. Nesse intento iremos recorrer à pintura em óleo sobre tela do pintor Philippe de Champaigne, um dos mais talentosos artistas do século XVII que passou a se dedicar a obras sacras após a cura milagrosa de sua filha e que nos brindou com um belo retrato de S. Agostinho, apesar de suas inclinações ao jansenismo.



A ideia aqui é partindo da contemplação da obra oferecer uns poucos elementos interpretativos da filosofia cristã em geral e da agostiniana em particular. Primeiramente gostaria de destacar que a pretensão aqui é singela tanto no aspecto de análise estética, não sou crítico de arte, quanto no âmbito filosófico e teológico. Feitas essas exposições iniciais podemos começar nossas considerações.

O ser humano é dotado de sensibilidade, vontade e inteligência, voltadas respectivamente ao belo, ao Bem e à Verdade. Com a perda dos dons preternaturais, oriunda do pecado original, tal ordem foi desvirtuada e a sensibilidade se voltou ao feio, ao desproporcional, enquanto a vontade e a inteligência se voltaram ao mal e à mentira, respectivamente. Para que tal desordem se desfaça é preciso que o ser humano busque auxílio na graça divina. E ao busca-la ele perceberá que Deus habita a sua própria alma, chegando o santo a expressar: “Deus nos é mais íntimo, que o nosso próprio íntimo” (Confissões III, 6, 11; 53,10).



Observando a pintura de Philippe de Champaigne podemos analisar tal reordenamento da sensibilidade para a vontade e da vontade subordinada à inteligência da seguinte forma: A verdade representada pelo Sol (acima), em que podemos ver escrito em latim “veritas”, que é próprio Cristo, a luz do mundo, ilumina a “cabeça”, ou seja, a inteligência e abrasa o coração (abaixo) que representa a vontade que coberta pela chama ardente da Verdade leva o homem ao Bem, ao reto caminho. Dessa forma, por intermédio da graça divina o ser humano é capaz de encontrar-se a si próprio encontrando a Verdade mesma que habita a profundidade de seu íntimo. Cabe aqui mencionar também que a vontade é o terreno do livre-arbítrio que se estiver ordenado à Verdade possibilita ao homem ser livre, sendo por sua vez a liberdade vinculada ao Bem. Só se é verdadeiramente livre quando se conhece a Verdade e se orienta por ela e, em última instância, a Verdade é o próprio Cristo como também o é o Bem.



Outro ponto que gostaria de destacar na pintura é em relação ao que se encontra sob os pés do santo. Trata-se de livros do monge Pelágio e provavelmente de Juliano de Eclano, ambos adeptos da heresia pelagiana. Tal detalhe torna a pintura ainda mais instigante e recomendável, afinal não bastou ao santo encontrar a verdade, mas lhe coube combater o erro e a mentira, pois a luz da verdade é como a lâmpada mencionada por Nosso Senhor: ela deve ser posta à vista, bem como as trevas devem ser dissipadas.



Como foi dito no início, este texto têm poucas pretensões, pois nossa expectativa é desenvolver mais detalhadamente o assunto no curso de Introdução à Filosofia Cristã oferecido por mim junto à Associação Cultural São Filipe Néri. Informações sobre inscrições e mais informações serão divulgadas oportunamente.

Que Maria Santíssima interceda a Deus por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário